
A seleção masculina de voleibol do Brasil é o que podemos chamar de "multi-campeã": ganhou 16 títulos dentre todos os torneios que disputou nos últimos 5 anos, incluindo o campeonato mundial de 2002 e as Olimpíadas de 2004, em Atenas.
Este ano a seleção defende seu título, no mundial lá no Japão.
O torneio começou na sexta-feira e o Brasil venceu a empolgada e arteira seleção de Cuba. No sábado, foi um passeio em ilhas Gregas.
Bom, após este jogo contra a Grécia foram passadas, na rede Globo, algumas entrevistas com jogadores do Brasil. O mote era um só: "somos os melhores". De imediato me lembrei de um provérbio hebreu (e bíblico) que diz assim: "A soberba precede a queda e altivez de espírito, a ruína".
Dito e feito! No domingo, contra a seleção francesa, o Brasil até que começou bem, contudo, a partir do segundo set, os franceses simplesmente anularam todos os jogadores do Brasil. Foi uma aula de saque, bloqueio, defesa e ataque. Os placares foram equilibradíssimos, mas a consciência tática e a determinação dos franceses saltavam aos olhos.
E o "dream team" do Brasil perdeu.
A Palavra de Deus, somente ela, perscruta, deslinda, esclarece todos os possíveis eventos humanos, quer sejam na vida profissional, na esfera social, nas complexidades da ciência, nos mistérios do misticismo - para tudo há uma ponta da verdade que o bom Deus fez com que homens comuns registrassem. Com o esporte, hum, não é diferente. Afinal, é praticado por homens caídos.
Fica a lição.
Bom, mas ainda restam outras partidas a disputar e, como bom brasileiro, vou continuar torcendo pelos "meninos do volei" brasileiro. Ainda que eles tropecem nas palavras, até que eles jogam bem!
Feliz cada novo dia...
Leo
Nenhum comentário:
Postar um comentário