02 fevereiro 2007

Por Trás dos Nomes

E ”Toda a multidão, porém, gritava: Fora com este (Jesus)! Solta-nos Barrabás!” (Lucas 23:18) Os parênteses são meus.
Israel, mais uma vez, estava diante de uma grande escolha, era a grande decisão. À frente do povo estava uma comissão de sacerdotes e autoridades.
Esta situação lembra-nos a passagem de Deuteronômio 30:15, na qual Moisés propõe ao povo escolher entre a vida e a morte, o bem e o mal, e suas conseqüências. Porém, agora, a chance de oferecer a escolha ao povo é de Pilatos; ele propõe duas opções: vida ou morte, a vida está com Jesus e a morte com Barrabás, pois este era ladrão e assassino.
E você sabe qual foi a escolha do povo?
Claro que sabe? Basta ler o versículo acima...
Pois é, o povo pediu o filho do pai para ficar livre e não morrer na cruz.
Como pode?!? Você talvez se pergunte, já que escolheram a Barrabás. Calma. A resposta é muito simples, o nome de Barrabás é de origem aramaica e significa filho do pai.
Todavia, o povo de Israel rejeitou a salvação do Senhor, que é Jesus, o verdadeiro Filho do Pai. O nome Jesus é equivalente grego do nome hebraico Josué, e significa “Javé é Salvação”.
E Pilatos? Onde fica nessa história?
Pilatos estava com sua “lança” apontada para Barrabás, na certeza de que o povo escolheria Jesus para ser liberto; pensava, também, em chicotear a Jesus para aplacar a ira dos sacerdotes e autoridades. Mas estes queriam a morte de Jesus. Quando o povo gritou: “À cruz com Jesus”, a “lança” na mão de Pilatos começou a vacilar, e ele estava suando frio...
E agora, Pilatos, o que fazer? –ele pode ter pensado. Então, como não conseguia mais segurar a “lança”, pediu água, lavou e enxugou as mãos. Depois olhou para Jesus, um alvo imóvel. Firmou a “lança” na mão e “jogou-a” contra o corpo de Jesus.
Pilatos era o único, naquele momento, que estava armado com “lança da decisão”, como seu nome já diz: o nome Pilatos é um nome em latim que significa armado de lança.

Ir. João Rocha

Nenhum comentário: