E o Governo Federal intenta desenvolver uma máquina para distribuir camisinhas (preservativos), nas escolas públicas que desenvolvam educação sexual entre jovens e adolescentes.
Os objetivos são: a redução dos casos de Aids naquela faixa etária e a prevenção da gravidez entre as menores.
Parece uma boa intenção, não?
Mas vamos descortinar algumas questões que precisam de um veredito.
Primeiro: não seria mais eficaz que a educação sexual desse ênfase à fidelidade conjugal? Não se trata de restringir-se ao termo "casamento", mas de trazer à luz a realidade de que o ato sexual vai além do contato físico, do interesse em se dar e receber, ainda que sejam gestos embalados por sentimentos. Somos mais do que meros animais instintivos e o envolvimento físico é o ápice de um relacionamento entre pessoas. Por que apressar esta fase? Por que se dar tão cedo? Por que não trabalhar no caráter de jovens e adolescentes para que saibam apreciar a beleza do sexo oposto sem ter que tão cedo desfrutá-lo, não tendo a maturidade devida?
Segundo: a gravidez na adolescência vai além de um erro, de uma pressa. A educação sexual não deve estar dissociada de um acompanhamento psico-social da adolescente, seu relaciomento com os pais (se os tiver) pode direcionar a maneira como se apresentar os aspectos saudáveis do sexo e os seus dissabores, quando tomado como gesto fortuito e irresponsável.
Acredito que não basta às escolas terem educação sexual se por lá não se discutir princípios morais que norteiem as decisões que jovens e adolescentes terão de tomar. De nada valerá reduzir estatísticas (constrangedoras ao Estado, diga-se) e não se interessar na formação moral das futuras gerações. A falência já nos assedia e a mídia é sua principal fonte. As escolas, ainda que tenham todas estas preocupações, sofrerão o revés e o malogro se o Governo não implementar, também, mecanismos que redirecionem os meios de comunicação deste país. Do contrário, poderemos até ter menos aidéticos e grávidas, mas os corruptos e os corruptores, os que promovem a prostituição, os que minam aquilo que não lhes pertence transtornarão este país e a sua gente cada dia mais.
Até sempre.
leo
Nenhum comentário:
Postar um comentário